Aquecedor solar de água

José Alcino Alano desenvolveu um aquecedor solar de água utilizando garrafas pet, embalagens tetra-pak, tubos de pvc e muita criatividade. A iniciativa ganhou, inclusive, o prêmio SUPER Ecologia 2004 da Revista Superinteressante.

As garrafas, as caixas de leite e alguns metros de canos de PVC são utilizados para confeccionar o painel que serve para a aquecer a água. As caixinhas recortadas e os canos são pintados de preto fosco para absorverem a energia solar e a transformar em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantém o calor através de efeito estufa. A água sai da caixa d’água em temperatura ambiente, passa lentamente pelo sistema, eleva a sua temperatura e volta para a caixa.

Após seis horas em média nesse ciclo constante, a água pode chegar a uma temperatura de até 38º Celsius no inverno sul-catarinense ou 50º no verão.

O sonho do comerciante agora é ver o seu invento sendo utilizado em escolas, creches, entidades e pela comunidade em geral. “Nós registramos a patente não para desenvolver um processo industrial, mas justamente para evitar que outros não utilizem comercialmente a idéia”

fonte: http://progressoverde.blogspot.com/2007/12/lixo-vira-gua-quente.html

José Alcino Alano desenvolvió un calentador solar de agua utilizando botellas pet, embalajes tetra-pak, tubos de pvc  y mucha creatividad. La iniciativa ganó, inclusive, el premio SUPER Ecología 2004 da Revista Superinteresante.

Las botellas, las cajas de leche y algunos metros de caños de PVC son utilizados para confeccionar el panel que sirve para calentar el agua. Las cajitas recortadas y los caños son pintados de negro opaco para absorber la energía solar y transformarla en calor. Las botellas envuelven los caños por donde pasa el agua y mantiene el calor a través del efecto estufa. El agua sale de la caja de agua a temperatura ambiente, pasa lentamente por el sistema, eleva su temperatura y vuelve para la caja.

Después de seis horas en ese ciclo constante, el agua puede llegar a una temperatura de hasta 38º Celsius en invierno sur-catarinense o 50º en verano.

El sueño del comerciante ahora es ver su invento siendo utilizado en escuelas, entidades y por la comunidad en general. “Nosotros  registramos la patente no para desenvolver un proceso industrial, pero justamente para evitar que otros no utilicen comercialmente la idea”

by Patty

Published in: on 02/10/2009 at 10:10 am  Deixe um comentário  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://deixaeucontar.wordpress.com/2009/10/02/aquecedor-solar-de-agua/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: