Repelentes naturais

Esta receita foi transmitida por pessoas de una colônia de pescadores.

Es excelente porque no intoxica e pode ser usado sem problemas.

*    1 garrafa de álcool
*    1/2 frasco de aceite Johnson o qualquer de bebe, para no ressecar a pele
*    unos 30 cravos da Índia.

Deixar em infusão por algumas horas.

A17cymbopogon%20nardusA citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo  essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico em geraniol e citronelal.

Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é

sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.

Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.

Vamos plantar mais citronela.

by Patty

*REPELENTE CASERO*

*    Esta receta fue transmitida por personas de una colonia de pescadores

Es excelente porque no intoxica y puede ser usado sin problemas

*    1 botella de alcohol
*    1/2 frasco de aceite Johnson o cualquiera de bebé, para no resecar la piel
*     unos 30 clavos de olor
Deje en infusión por algunas horas.

La citronela es una planta aromática que se conoce por fornecer la materia prima (aceite esencial) para la fabricación de repelentes contra mosquitos.
Considerado un óptimo repelente, el aceite de citronela es rico en geraniol y citronelal.
Hay quién pregunta si apenas cultivando la citronela en el jardín es posible utilizar el poder repelente de la planta. La respuesta es si, pero con una salvedad: para que el resultado sea positivo, es preciso plantar la citronela en el camino recorrido por el viento, de forma que lleve el aroma hasta el local donde deseamos mantener los mosquitos alejados.
Otra forma de aprovechar el poder repelente de la planta es hacer un té con las hojas de la planta y usarlo para limpiar el piso y pasar en las ventanas.
Vamos a plantar mas citronela.
Published in: on 30/07/2009 at 10:18 am  Comments (4)  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://deixaeucontar.wordpress.com/2009/07/30/repelentes-naturais/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Neem (Azadirachta indica) é o nome de uma árvore da familia Meliaceae, única no seu genero botânico. O seu nome científico faz referência à sua origem, a India.
    Todos inseticidas e repelentes fabricados pelas industrias químicas tem como objetivo atingir o inseto através de seu sistema nervoso central, acontece que somente os insetos adultos é que irão ser sensíveis ao veneno, pois os ovos e as larvas ainda não tem seu sistema nervoso completamente formado ficando imunes a este veneno. Por outro lado ao ser atingido pelo veneno o inseto adulto, caso sobreviva, criará através de seu sistema nervoso uma defesa imunológica contra a formula deste veneno aplicado ficando assim imune a uma nova aplicação desta fórmula, a industria química sabe disso e sempre está criando uma nova formula mais poderosa que a outra, e isso não tem fim.
    O Neem já começa diferente pois não atinge o nervo central (onde o inseto cria nova imunologia) e sim atinge diretamente os hormônios do inseto. Assim que o inseto tem contato físico ou olfativo com o Neem, imediatamente sua ação é a da repelência, perda de apetite e disfunção nos órgãos de procriação. Os ovos atingidos não conseguem eclodir, e as larvas não conseguem fazer a muda (mudança de estágio para adulto), quebrando assim o ciclo de proliferação de insetos na região aplicada.
    O princípio ativo da planta (Azadiractina), extraído dos frutos, causa alterações fisiológicas nos insetos, com uma vantagem para o meio ambiente, a planta só age contra as pragas, preservando seus predadores naturais, aqueles insetos que se alimentam dos insetos inimigos, não há portanto, preocupação de toxidade aos humanos.
    Segundo o Dr. Nivaldo Guirado e o Dr. Edmilson Ambrosano, pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), o NEEM tem-se revelado uma árvore realmente extraordinária. Suas propriedades são aplicadas em diversos campos , assim como o da medicina, indústria de cosméticos, reflorestamento, construção civil e, especialmente, no combate às pragas urbanas e agrícolas. Visite o site http://www.biorepelentes.com.br e saiba mais sobre o assunto.

    • Muito obrigada Paulo

  2. * 1 garrafa de álcool
    * 1/2 frasco de aceite Johnson o qualquer de bebe, para no ressecar a pele
    * unos 30 cravos da Índia.

    Deixar em infusão por algumas horas.
    ola boa noite, olha gostaria de saber que alcool vc usa pra essa recita de repelente.
    muito obrigado e tenha um feriado muito bom pra vc e sua familia

    • Oi Fernando, a receita foi mandada por uma amiga Argentina, não diz o tipo de alcool. Acho melhor perguntar para um farmaceutico. Obrigada por sua visita.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: